Ligas de prata: classificações e usos
- William Li
- 1 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de abr.
Conheça as ligas de prata, suas classificações e usos na joalheria, além de soluções para prevenção de oxidação e manutenção do brilho das joias.

A prata é um metal nobre amplamente utilizado no mundo todo, com diversas aplicações. Na joalheria, é uma das matérias primas mais utilizadas para a confecção de joias de alta qualidade e valor agregado.
Esse metal compõe ligas populares no mercado tais como:
Prata 950: Composta de 95% prata e 5% de outros metais, comumente cobre, é a liga de prata mais pura em que se pode encontrar joias no mercado. Uma característica importante dessa liga é que apresenta quase a mesma cor que a prata pura.
Prata 925: Também conhecida como prata Esterlina, essa liga é composta de 92,5% prata e os outros 7,5% por cobre e/ou latão, é a liga mais encontrada no mercado joalheiro. Também destaca-se pela maior dureza da liga em relação as outras ligas de prata.
Essas duas ligas, também conhecidas como prata de Lei, são mais utilizadas no mercado por causa de sua maior resistência e durabilidade do que a prata 1000, totalmente pura, porém é mais maleável e mais utilizada em processos químicos e eletrolíticos.

Figura 1: Gráfico de dureza Brinell (em MPa) alcançada por tratamento térmico de precipitação de fase vs teor de prata.
Nota-se no gráfico acima, referente a uma liga de prata e cobre, a baixa dureza da prata pura em relação às ligas comerciais de teor 950 e 925. A adição de cobre nas ligas de prata aumenta sua dureza, chegando ao seu máximo no teor de aproximadamente 925, o que dá mais benefícios para a comercialização dessa liga. Outra liga comum também é a prata 800, mais encontrada em artigos como talheres, utensílios e itens decorativos.
Apesar de sua maior resistência, são mais propícias ao escurecimento pelo uso. A prata pura, apesar de ser inerte ao oxigênio, pode reagir com o enxofre presente no ar quando em concentrações maiores, formando sulfeto de prata, ou Ag2S, uma substância escura, essa é a principal responsável pelo escurecimento das joias.
Em ligas comerciais, o cobre presente nas ligas reage com o oxigênio presente no ar formando óxido de cobre (I), Cu2O, (ou óxido cuproso, apresenta cor vermelha) e óxido de cobre (II), CuO (ou óxido cúprico, de cor preta). Ele também reage com o enxofre na sua presença, formando sulfeto de cobre (I), Cu2S, também de coloração escura. Ou seja, quanto mais cobre na liga, mais fácil de a camada superficial da joia escurecer e perder seu brilho com o uso pela formação desses sulfetos e óxidos.




Uma das melhores alternativas que se pode encontrar no mercado para prevenir a deterioração das joias é o revestimento de ródio (leia mais sobre esse metal aqui), pois esse metal é menos propício a oxidação e escurecimento, mais duro e muito mais resistente a abrasões e riscos. Para comparação, o valor de dureza Brinell do ródio é de 1100 MPa, em relação aos 150 da prata 925 na figura 1, quase 10 vezes maior!
Soluções da Aurhora
Para a remoção do escurecimento causado pela oxidação natural e recuperação do brilho de joias de prata, fabricamos removedores de oxidação em solução pronta para o uso.
Caso opte por manter um aspecto “envelhecido” para a joia, o nosso oxidante de prata é a solução que você precisa. Oferece o aspecto envelhecido de forma que não seja removido com o nosso desoxidante Accende.
Também fabricamos banho de ródio para aplicação de caneta em solução de 1mL ou em solução concentrada para imersão, de 50mL.
Referências
(Figura 1) ANDRÉA MADEIRA KLIAUGA; FERRANTE, M. Metalurgia básica para ourives e designers. [s.l.] Editora Blucher, 2009.
(Figura 2) SULFETO de prata. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfeto_de_prata. Acesso em 27 mar. 2025
(Figura 3) COPPER(I) SULFIDE | 22205-45-4. Disponível em: <https://www.chemicalbook.com/ChemicalProductProperty_EN_CB1730478.htm>. Acesso em: 27 mar. 2025.
(Figura 4) ÓXIDO de cobre (I). In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido_de_cobre(I). Acesso em 27 mar. 2025
(Figura 5) ÓXIDO de cobre (II). In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido_de_cobre(II). Acesso em 27 mar. 2025
Rhodium - Strength - Hardness - Elasticity - Crystal Structure. Disponível em: <https://material-properties.org/Rhodium-mechanical-properties-strength-hardness-crystal-structure/>. Acesso em 27 mar. 2025