Na joalheria, o ouro dificilmente é utilizado puro. Muitas vezes ele é ‘misturado’ com outros metais para garantir novas propriedades para a peça, como dureza ou outra coloração. Essa ‘mistura’ de metais é chamada de liga.
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal. Por exemplo, a liga mais utilizada no cotidiano é o aço produzido nas siderúrgicas, sendo que o seu principal constituinte é o metal ferro (98,5%). Seus outros constituintes são carbono (de 0,5 a 1,7%) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo). Outro exemplo muito comum é o aço inox, formado por cerca de 74% de aço, 18% de Cr (cromo) de 8% de Ni (níquel), o qual é praticamente inoxidável, assim sendo muito utilizado em talheres e peças de carro.
Como dito anteriormente, o ouro dificilmente é utilizado puro, o qual não possui outra cor além da sua coloração amarela característica. Essa propriedade do ouro não muda dependendo da localização ou se é reciclado ou extraído da terra a primeira vez. Para a mudança de coloração do ouro é preciso fazer uma liga com ele.
No Brasil, a liga mais utilizada é o ouro 18 K (quilates), ou seja, uma liga que possui 75% de ouro em sua composição. Com isso, os outros 25% da composição da peça podem ser preenchidos com uma ampla variedade de metais e são esses metais que vão mudar a coloração da liga de ouro.
Um exemplo de liga de ouro com outro coloração é o ouro azul, o qual é composto de 75% de ouro e 25% de ferro ou outras duas ligas, 58.5% de ouro e 41.5% de gálio e 46% de ouro e 54% de índio. O primeiro caso, com ferro, é preciso um tratamento térmico na peça para a obtenção da coloração azul, já os outros dois não precisam do tratamento térmico.
Existem diversas ligas de ouro que resultam em uma ampla variedade de cores, as mais comuns são o ouro amarelo 18 K (75% ouro, 12,5% prata e 12,5% cobre), ouro rosé 18 K (75% ouro, 5% prata e 20% cobre) e o ouro branco 18 K (75% ouro e 25% paládio). Abaixo temos uma tabela com algumas ligas de ouro possíveis de serem feitas e suas colorações.
Siga-nos no Instagram (@aurhora_analises), curta nossa página no Facebook (Aurhora Análises) e assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse!
Comments