top of page

Accende: conheça a nova solução da Aurhora Análises para joias

Joias, semijoias e bijuterias estão presentes no cotidiano da nossa sociedade, e não é raro encontrarmos várias pessoas usando brincos, colares, anéis, alianças e vários outros objetos. No entanto, você já deve ter percebido que o uso contínuo desses produtos leva à aparição de manchas, riscos e camadas de gorduras que afetam o aspecto final da peça, fazendo com que deixemos de usá-las devido à dificuldade de limpeza.

E foi pensando nisso que elaboramos a mais nova linha de solução para o mercado joalheiro: o Accende! A linha Accende da Aurhora Análises conta com dois produtos complementares, o Accende Joias e o Accende Prata, capazes de retirar gorduras, manchas e oxidação de diversas peças, deixando-as como novas e trazendo de volta à vida objetos que antes eram descartados ou deixados de lado.


Figura 1. Linha original Accende da Aurhora Análises.

Accende Joias

Próprio para joias, semijoias e bijuterias, o Accende Joias confere brilho às pedras e ao metal a partir da retirada de gorduras, manchas e outras sujeiras que podem apagar o brilho e a beleza das peças. Com esse produto, a limpeza de seus acessórios se torna simples, rápida e fácil, ficando pronta em apenas alguns minutos.

A ação do Accende Abrilhantador de Joias é proveniente de sua formulação, a qual possui agentes desengordurantes e outros compostos químicos que reagem com a superfície da peça, desprendendo-a do metal apenas com o contato no líquido por imersão ou, no caso de camadas mais espessas de gordura, após o auxílio de uma escovação leve. Além disso, o produto é envasado pronto para uso, não sendo necessária a diluição, estando disponível em frascos de 100 mL, 500 mL e 1 L.


Figura 2. Accende Joias.

Para utilizá-lo, basta imergir a peça suja em um recipiente contendo a solução do Accende Joias até cobrir toda a superfície, esperar cerca de dois minutos e retirar - caso necessário, utilize uma escova com cerdas macias para esfregar levemente o material e deixe-a por mais 30 segundos em contato com o líquido. Em seguida, basta enxaguar bem a peça com água corrente até retirar todo o produto. O Accende Joias também pode ser usado em aparelhos de ultrassom, auxiliando na remoção mais rápida de sujeiras difíceis de serem quebradas.


Figura 3. Antes e depois de uma peça limpa com o Accende Joias.

Accende Prata

Objetos de prata estão sujeitos à oxidação espontânea do metal, a qual gera como produto o sulfeto de prata (Ag2S), que é um sólido preto responsável por deixar as peças manchadas e com aspecto envelhecido, conforme mostra a Figura 4. Essa oxidação é um processo que ocorre devido à presença de gases presentes na atmosfera, como o gás sulfídrico e o dióxido de enxofre, além de outros fatores como o suor, por exemplo, e por isso é muito comum que, após um tempo, a peça perca seu brilho característico e seja “deixada de lado”.


Figura 4. Objetos de prata oxidados.

Mas como podemos recuperar essas peças e trazê-las de volta com todas as suas características? Para isso, o Accende Desoxidante de Prata pode ser usado! Assim como os demais produtos da linha Accende, o Accende Prata é capaz de recuperar sua peça, devolvendo a ela sua cor, brilho e aspecto característicos a partir de reagentes presentes na composição que reagem com o Ag2S, retirando a camada preta e deixando, ainda, uma camada protetiva, retardando possíveis próximas oxidações e prolongando a cor.


Figura 5. Accende Prata.

O modo de uso desse produto é simples, fácil e rápido, e a limpeza é finalizada após cerca de 4 minutos. Para tanto, a peça oxidada deve ser submetida à limpeza das sujeiras superficiais com o Accende Joias, conforme descrito na seção anterior. Em seguida, basta colocar a peça na solução do Accende Prata, esperar cerca de 30 segundos e retirá-la, enxaguando com água corrente até que todo o produto seja removido.

O processo de retirada da oxidação de objetos de prata normalmente é acompanhado pela liberação do gás sulfídrico (H2S), que possui um odor característico semelhante à de ovo podre e, portanto, é possível que durante a limpeza do objeto, esse fenômeno ocorra. Assim, não se assuste, pois esse é um processo normal e esperado!


Figura 6. Antes e depois de uma peça limpa com o Accende Prata.

Vale ressaltar que a limpeza da peça no Accende Joias antes do uso do Accende Prata é essencial para que haja um melhor desempenho da limpeza, já que o segundo produto não é capaz de remover totalmente camadas superficiais de gorduras e outros contaminantes da peça. Além disso, o produto pode ser usado para limpeza de peças de ouro e prata (puras, banhadas ou semi-joias), mas deve ser evitado em peças de aço, aço inox, ferro, cromo, alumínio, latão, zinco, estanho, chumbo e bronze. O Accende Prata está disponível em frascos de 100 mL, 500 mL e 1 L numa solução pronta para uso.


Recomendações gerais

Os produtos da linha original Accende são produzidos para que possam ser utilizados várias vezes, não sendo necessário o descarte da solução após apenas um uso. Logo, é possível reutilizar a solução até que se observe que o efeito desejado foi perdido. Além disso, os produtos não podem ser utilizados para a limpeza de pérolas ou pedras porosas. Você pode encontrar mais exemplos do efeito do Accende Prata e Accende Joias aqui.


Adquira já seu produto pela nossa loja no Mercado Livre ou em fornituras!

50 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page