top of page

Teste de Ouro

O Teste de Ouro é dividido por quilates (K). Mas como assim? Bom, o quilate é uma unidade de medida que detalha a pureza de um certo elemento na joia. No caso do ouro, a quilatagem indicará, portanto, a porcentagem de ouro puro presente no objeto analisado em comparação aos outros elementos que podem estar misturados na composição dele.

 

Devido ao fato de ser específico para cada quilatagem, este método funcionará apenas indicando se a joia em questão possui mais ou menos ouro em comparação a uma unidade dessa medida. A título de exemplo, o Teste de Ouro 18K, indicará apenas se a joia é composta por uma quantidade maior ou menor que 75% de ouro uma vez que essa é a porcentagem desse elemento representada pela unidade 18 quilates(K).

 

Outro fator importante ao se mencionar este método é o fato dele ser feito por meio de um líquido composto pela mistura de ácidos, devendo sempre ser manuseado de acordo com os protocolos de segurança por um profissional qualificado. Apesar desses dois fatores antes mencionados, o processo do Teste de Ouro em si não é tão complicado. Para o teste, será utilizada uma pedra de ardósia na qual o objeto a ser analisado será levemente raspado, de modo que deixe um pequeno rastro.  Em seguida, será despejada uma pequena quantidade do Teste de Ouro sobre o rastro deixado pela joia. Nos locais onde há contato entre o teste e o rastro da joia, ocorrerá uma reação química que apresentará duas possibilidades de resultados. Caso nada aconteça, isso significará que a porcentagem de ouro na joia é maior ou igual àquela representada pelo número de quilates do teste. Caso ocorra o contrário e o rastro reaja à mistura de modo que se apague ou desapareça, podemos concluir que a porcentagem de ouro é menor do que a prevista pelo teste.

 

Para verificar a eficiência deste método, também é recomendado o uso de uma “agulha de teste” durante o procedimento, sendo que ela nada mais é do que um objeto de ouro o qual já sabemos o número de quilates, servindo assim de parâmetro e comparação.

Além do modelo de 20ml, os Testes de Ouro 18K e 22K, bem como o Teste de Platina, também estão disponíveis na versão 10mL.

_JBG8606_edited.jpg

teste de prata

teste de ouro 10K

teste de ouro
14k

teste de ouro 18k

teste de ouro em latão

Confira nosso canal no Youtube para mais vídeos de demonstração dos produtos. 

YOUTUBE

Quer saber mais sobre as nossas soluções?

bottom of page