top of page

Sal branqueador: o que é?

A decapagem (ou branqueamento) de metais é todo processo sobre superfícies metálicas que se destina à retirada de oxidações e impurezas inorgânicas, como excesso de fundição, carepas de laminação e recozimento, incrustações superficiais e ferrugem.



Figura 1. Metal antes (esquerda) e depois (direita) da decapagem. Fonte: Selber Tratamento.

Na joalheria também é feito o branqueamento das peças e ligas de metais preciosos. Em oficinas de ourives, o ácido sulfúrico é muito utilizado para essa finalidade, pois é uma opção mais acessível e barata. Porém, o ácido sulfúrico é um ácido extremamente forte, comercializado em concentrações mais altas (96%), sendo necessário diluí-lo antes do processo de branqueamento da peça (lembrando sempre que a diluição de ácidos em geral, principalmente o sulfúrico, é feita adicionando-se o ácido na água e nunca o contrário, devido à alta liberação de calor da reação).

Existem outros modos de branquear a peça utilizando-se de outros produtos químicos como o ácido clorídrico, outro ácido muito forte e que requer todo o cuidado possível ao manuseá-lo ou o ácido fosfórico, outro ácido forte. Contudo, existe uma opção mais segura que possui algumas vantagens sobre os ácidos.

O sal branqueador é o substituto mais seguro do ácido sulfúrico e dos ácidos utilizados no branqueamento de peças. Tanto o sal branqueador quanto o ácido sulfúrico são utilizados para remover a camada de oxidação das peças/ligas e ambas são diluídas a 10% para essa finalidade. Porém, o sal possui algumas vantagens como não oxidar as ferramentas ao redor (o sal branqueador não libera vapores ácidos) e ser mais seguro. Uma desvantagem é a duração do processo, a qual é mais longa do que quando se utiliza o ácido sulfúrico, porém o sal age mais rápido se a solução for aquecida.



Figura 2. Sal branqueador produzido pela Aurhora Análises.

Assim, o sal branqueador se faz uma ótima opção para substituir o ácido sulfúrico nas oficinas de ourives. Entretanto, mesmo sendo uma opção mais segura, ainda é necessário tomar os cuidados necessários no manuseio deste produto, utilizando os todos EPIs e equipamentos recomendados, além de ser necessário também fazer o descarte correto do produto.



Siga-nos no Instagram @aurhora_analises, curta nossa página no Facebook (Aurhora Análises) e assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse!

556 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page