Como todo experimento químico, o refino de metais precisa ser feito seguindo algumas regras de segurança para que não ocorram acidentes ou problemas mais graves de saúde, principalmente por serem utilizados muito reagentes tóxicos e perigosos nesse procedimento, tanto para seres humanos, quanto para o meio ambiente.
Os cuidados já começam na escolha do lugar para a realização do processo, sendo ele específico só para o refino, sem circulação de pessoas ou animais. Em relação a manipulação dos reagentes, é sempre recomendado, em todo e qualquer laboratório de química no mundo, a utilização de aventais de manga comprida, calça, sapato fechado, óculos de segurança e luvas resistentes aos produtos a serem manejados. Também é preferível utilizar vidrarias próprias para laboratório. Lembrando que, ao manipular ácidos, é sempre recomendado adicionar o ácido à água do que o contrário, evitando a projeção do ácido para fora do recipiente, assim prevenindo possíveis acidentes.
Partindo para o processo de refino em si, é de extrema importância realizar a corrosão dos metais em um equipamento chamado de capela de exaustão. A capela tem função de remover os gases tóxicos produzidos nas reações químicas, assim protegendo a pessoa que está realizando o procedimento. A capela também é importante caso haja algum derramamento de reagente durante os processos. Por ter esse contato direto com os reagentes, a capela precisa ser feita de material resistente aos ácidos utilizados na corrosão dos metais.
Além da capela, é necessário a presença de um chuveiro de emergência e um lava-olhos, caso aconteça o contato com algum reagente, a fim de amenizar os possíveis danos causados pelo mesmo. Também não se deve comer nem beber nada no local onde o refino é feito, evitando a contaminação por algum reagente.
O estoque de todos os reagentes também deve ser feito com muita cautela, sempre identificando todos os compartimentos utilizados e seguindo as normas e cuidados presentes no FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos) dos reagentes. Cada reagente possui seu FISPQ, então é recomendado a leitura da ficha de cada um dos produtos utilizados para entender melhor com o tipo de substâncias estão sendo manipuladas.
Por fim, o descarte correto dos produtos também é de extrema importância. Além dos reagentes utilizados, muitas ligas metálicas possuem metais pesados em sua composição, como chumbo, cromo, cobre e níquel, então quando são dissolvidas, esses metais pesados estão presentes na solução. Deste modo, tanto os reagentes quanto os resíduos do refino, se não forem descartados corretamente, podem causar grandes danos ambientais, por isso é necessário fazer o tratamento e descarte correto de cada produto utilizado e produzido.
Siga-nos no Instagram (@aurhora_analises), curta nossa página no Facebook (Aurhora Análises) e assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse!
Comments