top of page

Tenebris®: o novo banho de ródio negro da Aurhora Análises

Atualizado: 10 de out. de 2023

O ródio é um elemento químico cuja aplicação no mercado moderno vêm aumentando ao longo dos últimos anos. Inclusive, foi até tema de um artigo publicado em novembro de 2022 aqui no blog. Algumas características desse metal precioso e nobre incluem baixa reatividade, elevada dureza, além de coloração e brilhos característicos. Por causa dessas várias particularidades, a gama de aplicação do ródio é vasta. Podemos utilizar o metal em catalisadores automotivos, peças de equipamentos eletrônicos e, principalmente, na galvanoplastia. Nesse último caso, o ródio costuma servir como uma espécie de cobertura para as peças produzidas.

Essa cobertura é muito procurada atualmente por sua cor, que é semelhante a da prata no caso do banho de ródio branco. O banho não apenas embeleza a peça, mas também a protege de arranhões, riscos de possíveis processos oxidativos as quais o material metálico é naturalmente suscetível. Essas características são observadas devido às propriedades do ródio, que é um metal de extrema brancura, baixa reatividade (ou seja, de difícil oxidação/corrosão em condições normais) e elevada dureza.


Tipos de colorações de diferentes banhos de ródio
Figura 1. Tipos de colorações de banhos de ródio. À esquerda, observa-se a tonalidade característica do ródio negro (Tenebris); à direita, o ródio branco (Splendide); ao meio, observa-se uma coloração azulada obtida a partir do controle da espessura da camada do metal depositada.

Entretanto, o banho de ródio também possui variações muito interessantes e procuradas pelo mercado, como o ródio negro. Esse tipo de solução galvânica confere ao objeto banhado uma camada preta com brilho extremo, tornando-a única e muito chamativa. A camada também conserva as características do tradicional banho de ródio branco, já que é feito do mesmo elemento metálico.

Por isso, a Aurhora Análises desenvolveu seu mais novo produto da linha de Banhos de Ródio: o Tenebris®! Nossa solução é feita totalmente no Brasil a partir de ródio puro 99,9%. O Tenebris® deixa suas peças com um brilho intenso e visual único por um preço acessível comparado aos valores encontrados no mercado. Após a aplicação, que pode ser feita de forma simples por toda a extensão do material ou de forma detalhada, o material sai com uma camada tonalizada grafite escuro, ideal para garantir um aspecto refinado aos seus produtos!


Antes e depois do banho de ródio negro
Figura 2. Antes e depois da aplicação do Tenebris® em um anel.

O banho de ródio negro Tenebris® está disponível nas versões imersão e caneta, possibilitando grande versatilidade nas técnicas de aplicação da camada metálica. As soluções podem ser encontradas nas quantidades de 50 mL e em fracionamentos a partir de 1 mL, para o caso do Tenebris® caneta. Além disso, a formulação para os dois tipos são iguais, tornando o processo de deposição muito mais prático. Para usá-lo na versão caneta, basta aplicar a camada sem diluir a solução, enquanto para uso na versão imersão, necessita-se diluir a solução do banho em 10x.


Banhos de ródio negro Tenebris® nas versões imersão e caneta.
Figura 3. Banhos de ródio negro Tenebris® nas versões imersão e caneta.

O banho de ródio negro Tenebris®, juntamente com todos os outros produtos da linha de Banho de Ródio da Aurhora Análises, pode ser encontrado em nossa loja virtual ou na plataforma do Mercado Livre. Para mais informações, entre em contato pelo nosso telefone ou clique aqui.

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page